• Caio C

Simplificando projetos complexos - não, não é um sonho impossível



Imagine a seguinte situação: você e sua equipe têm um novo projeto cheio de fases, tarefas a serem cumpridas, mas vocês não sabem por onde começar e menos ainda quantas etapas ele vai ter. Parece familiar?


Grande parte das equipes já passou por esse cenário e realmente é muito desesperador ter que começar algo sem saber como, porque, por onde e para quando. Parece um grande emaranhado de informações sem sentido algum. Haja neurônio e energia para desembaralhar tudo.


E se você pudesse iniciar os projetos com tudo posto de forma clara, com registros visíveis de tudo que está sendo feito e ainda o que falta para ser concluído. Parece um sonho, mas não é. Isso é completamente possível aplicando o Scrum.


Esse framework faz parte das metodologias ágeis, que foi criada para o desenvolvimento de software, mas que hoje já é usada para um melhor gerenciamento de projetos, sobretudo os mais complexos.


Se faz muito útil porque é facilmente aplicável e principalmente porque mantém uma visão geral do trabalho, então fica mais simples entender o começo, meio e fim e as tarefas que precisam ser executadas para tal.


Além de simplificar projetos complexos, ainda diminui o tempo, afinal o tempo que vocês passariam desatando nós, já podem iniciar com clareza. E outro benefício é que com a visão geral do projeto, é possível entender quais tarefas podem ser realizadas simultaneamente e isso também já economiza tempo e muitas vezes, dinheiro.


Pode ser que você se pergunte sobre a qualidade do projeto quando essa estrutura é aplicada, garanto que será a mesma ou ainda melhor, já que ficará mais fácil de executar cada etapa. O Scrum foi criado com foco na equipe e não no produto em si. Esse propósito tende a garantir um melhor desempenho do time e assim, um melhor produto.


O que torna essa estrutura tão eficaz é a possibilidade de corrigir erros de forma bastante fluida durante os ciclos rápidos, chamados de sprints. Isso garante uma rápida mudança de trajetória, caso necessário, sem perder tempo pensando e analisando onde está o erro e como solucionar.


Conhecer estratégias para aprimorar seu trabalho é necessário, principalmente no momento que estamos vivendo, que traz tantas incertezas e mudanças repentinas. Não deixe de pesquisar formas de auxiliar o trabalho do time, tenho certeza de que isso fará com que tudo flua melhor e dê mais segurança.


Você gostaria de ter projetos complexos simplificados?

2 visualizações0 comentário