• Caio C

Princípios ágeis como forma de garantir mais produtividade para gerar valor



Entregar valor já se tornou requisito, ou seja, não é mais um diferencial. Muitas pessoas ainda têm dificuldade com essa questão e como aliar isso a produtividade. A parte boa é que a entrega de valor é tão essencial, que hoje é possível contar com ferramentas para auxiliar você e sua equipe a chegarem nos objetivos traçados.



Gerar valor ao negócio do seu cliente parece uma tarefa complexa, algumas pessoas chegam a ficar exaustas só de pensar por onde começar, mas não precisa ser tão complicado, com o uso de uma boa metodologia e ferramentas ficará mais fácil analisar cada passo dado em rumo a sua conquista.


Veja agora alguns dos princípios do Scrum que podem ajudar a sua equipe a conquistar a entrega de valor de forma produtiva:

○ Identifique todas as maneiras de medir a satisfação do seu cliente, como por exemplo: ele está consumindo o seu produto ou serviço? Qual é a sua expe


ctativa de retorno?;

○ Enfatize sempre a satisfação do cliente;

○ Inspecione a todos os momentos suas entregas e atividades em andamento, para que sempre haja a oportunidade de adaptar-se às mudanças;

○ Dê respostas em tempo real ao seu cliente, procure superar-se em suas entregas tornando-se referência e admirado pelo seu cliente;

Transparência entre sua equipe e o seu cliente transmitem segurança;

○ Tenha clareza em suas entregas;



○ Capacite sua equipe para que ela se sinta segura e motivada, isso a deixará preparada para atender as necessidades do cliente e agregar valor ao seu negócio.

Para trabalhar com esse framework, é necessário mudar a forma de pensar, os processos e o modo como enxerga o cliente, porque agregar valor ao negócio do seu cliente vai muito além de ouvir um feedback. Para realizar tal feito é necessário ouvir o que ele tem a dizer, suas dores, entender o real funcionamento do seu negócio e observar sempre seus resultados, dessa forma, você vai conseguir oferecer soluções verdadeiramente necessárias que mudarão o negócio dele.


Trago ainda alguns indicadores para uma melh


or visualização do progresso em direção aos objetivos.


  1. Reteste: após traçar um novo objetivo, faça um teste em sua equipe e depois faça o mesmo teste dentro de 2 meses, se o resultado for igual ou parecido, é um bom resultado;



  1. Avaliadores diferentes: teste seu time duas ve


zes, com dois avaliadores diferentes, se o primeiro der uma boa nota e o segundo der uma nota baixa ou mediana, algo está errado;

  1. Validação interna: ao analisar um time de perto, é perceptível quando algo realmente mudou, o importante é conferir se as tarefas refletem esse melhor desempenho;

  2. Validação externa: o teste que está sendo aplicado ao seu time é passível de ser usado em outras empresas ou até em outro departamento? Se sim, o caminho é esse!



O importante é sempre conhecer novas ferramentas e entender aquilo que melhor funciona para você e sua equipe, seja você dono de um negócio ou funcionário.


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