• Caio C

O engajamento da sua equipe depende de você (e do Scrum)



Manter uma equipe engajada pode parecer um enorme desafio, principalmente diante de um projeto grande, onde podem aparecer diversas complexidades para lidar. A boa notícia é que existem formas de deixar esse trabalho muito mais simples e fluido, não só para um melhor desenrolar do projeto, mas também para que a equipe continue empenhada.


Se você ainda não entende o Scrum como uma ferramenta para melhorar o desempenho nos projetos, está perdendo tempo. Então se você quer garantir uma equipe engajada e um projeto que flui, pode começar com 4 passos simples:


  1. Mantenha a simplicidade;

  2. informações claras sobre O QUE está sendo feito;

  3. Lembre-se também das informações completas sobre PORQUE é para ser feito;

  4. Tenha uma estrutura.


É importante sempre pensar como você agiria diante de uma situação complicada, sem nenhuma instrução e sem organização. Ninguém gosta de estar inserido nesse cenário, por isso, lembre-se daquele velho ditado: não faça com os outros aquilo que não gostaria que fosse feito com você.


Pode parecer uma grande bobeira, mas é muito real. Entenda qual é o melhor cenário diante do projeto e entregue exatamente isso para sua equipe. Dessa forma, além de ver que você se esforçou para que eles tivessem uma base sólida para seguir com o trabalho, eles se sentirão mais seguros para dar continuidade.


Outro passo importante para que a equipe se mantenha engajada durante todo o desenvolvimento do projeto, é se manter aberto para escutar suas dificuldades e ideias. Isso fará com que se sintam confiantes. Proponha pequenas reuniões para entender o andamento. Garanta que serão reuniões rápidas e descontraídas, realmente para ouvir o time e perceber se a direção que está sendo tomada é a ideal ou se precisam de uma nova rota.


Essas interações tornam a equipe mais unida e claro, engajada, pois sentem que estão trabalhando para solucionar da melhor forma e manter o projeto em andamento. E quem não quer isso, certo? Garanto que implementando o Scrum, ainda que aos poucos, você já sentirá diferença no funcionamento de seu time e consequentemente, de sua empresa.


Na sua empresa já funciona dessa forma?


2 visualizações0 comentário